terça-feira, 24 de maio de 2011

bob dylan, 70 anos!




Hoje Bob Dylan, mestre do folk e disseminador máximo do modelo estrofe-refrão-estrofe-refrão-solo-refrão na música mundial, completa 70 anos de idade. Pouca gente sabe, mas ao longo de tantas fases na carreira, Dylan se converteu ao cristianismo no fim dos anos 70 e lançou três discos: Slow Train Coming, Saved e Shot Of Love (ouça-os!).

O primeiro deles é reverenciado como um dos melhores álbuns do cantor, principalmente pela canção Gotta Serve Somebody (você vai servir alguém, na minha tradução tosca), de 1979, que rendeu um Grammy para o cantor. Uma busca rápida pelo Youtube dá a noção da quantidade de covers que a música possui - até mesmo o Lenine cantou em uma versão escrita por Vitor Ramil.

Algo nesta mensagem precisa ser ecoado:



You may be a preacher with your spiritual pride
You may be a city councilman taking bribes on the side
You may be workin' in a barbershop, you may know how to cut hair
You may be somebody's mistress, may be somebody's heir

But you're gonna have to serve somebody, yes indeed
You're gonna have to serve somebody
Well, it may be the devil or it may be the Lord
But you're gonna have to serve somebody
--
Você pode ser um pastor, com seu orgulho espiritual
Pode ser um vereador recebendo suborno por fora
Pode ser um barbeiro, você pode saber como cortar cabelo
Pode ser amante de alguém, ou herdeiro de alguém

Mas vai ter de servir alguém, realmente
Você vai ter de servir alguém
Bem, pode ser ao diabo ou pode ser ao Senhor,
mas um dia você vai servir alguém
(tradução minha, com ajuda do Google)
Outro detalhe que é sempre bom lembrar: nesta fase cristã, Dylan chegou a contribuir no disco de um tal Keith Green - os detalhes estão na Wikipédia. Este vocês sabem quem é, certo? Olha que eu já falei dele aqui...

Update
Trecho de texto publicado na Rolling Stone sobre as diferentes fases da carreira de Dylan:

Nascido de novo - 1979-1981 Tanta atenção era dada à mensagem devota cristã presente em Slow Train Coming, de 1979, que poucas pessoas perceberam quão incríveis eram as músicas deste período. Ninguém sabe o que leva um judeu a começar a compor faixas gospel como "Slow Train" "Precious Angel" ou "Pressing On", mas baseado na paixão que ele despejava em cada palavra cantada naquela época, ficava claro que ele estava falando sério em cada uma delas. O sermão dado à plateia durante os shows refletia uma ideologia ainda mais radical que a já mostrada em suas canções. "Sabe o que está acontecendo agora quando você olha para o Oriente Médio? Estão indo para uma guerra. Isso mesmo, estão indo para uma guerra. Terá uma guerra lá. Eu poderia dizer em cinco, 10 ou 15 anos, não sei, mas lembrem-se do que eu disse aqui. Eu falei para vocês que os tempos iam mudar em 'The Times They Are A-Changin' e eles mudaram", ele disse para um público no Novo México. "Eu disse para vocês que a resposta estava voando no vento em 'Blowin' In The Wind' e ela estava! E estou dizendo para vocês agora, Jesus está voltando e ele está! E não há nenhuma outra forma para se salvar."