sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

psicodelia infantil.

Como protótipo de músico, sempre tive o hábito de reparar pequenos detalhes - executados por sintetizadores, guitarras, flautas, etc - nas mais diversas músicas. A trilha sonora de Chaves, que ouvi durante toda a infância, adolescência e (veja só) vida adulta, não foge à regra. Como o blogueiro Thiago Bomfim citou dia desses, algumas das canções apresentadas no programa de Roberto Bolaños flertavam com o new wave - com o rock progressivo, o fusion e a psicodelia, acrescento eu.

Em plenos anos 70, quando Rick Wakeman - já citado neste blog - destilava notas confusas a toda a velocidade em seus moogs, outros compositores da música eletrônica optavam pela simplicidade, trocando a virtuose pela psicodelia - iniciativa que consagraria o Pink Floyd nessa mesma década. Não entendeu do que eu estou falando? Experimente ouvir o instrumental que nos fez chorar enquanto Chaves esperava por Acapulco:

Você colocaria seu filho para ouvir isso?

Em outros casos, as canções beiram o fusion, misturando rock progressivo e grooves de black music. Se eu dissesse que a músicas abaixo foram compostas, sei lá, pelo Return To Forever, você acreditaria. O clavinete com um riff contínuo, a guitarra com phaser, a bateria funkeada, tudo lembra muito as produções instrumentais dos 70'.

Running Away, minha favorita


Outra com pegada fusion. Detalhe pra guitarra subindo e descendo a melodia tema

E quanto à psicodelia?

Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin!

Jimmy Page novamente

Medo

Ambient Music, no melhor estilo "sessão de ioga"

Gostou? Tem muito mais no canal do Youtube de onde as canções foram retiradas. Meus sinceros agradecimentos por terem proporcionado este momento nostálgico tão rico e produtivo.

Update:

Se você não reconheceu nenhuma das músicas, tenho três links de canções clássicas que farão você lembrar do seriado. Se não lembrar, esqueça, você nunca assistiu Chaves:
http://www.youtube.com/watch?v=i-yuy-zAMkY
http://www.youtube.com/watch?v=J60ybWtrMm4
http://www.youtube.com/watch?v=AZcRbqbp67U