sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Cinco 10 em minha vida

Há algo em comum nos momentos marcantes da nossa vida: a música. Seja em horas ruins ou boas, ela sempre está presente. Quem nunca beijou ao som daquela música adorada? Quem nunca brigou e foi pra casa ouvir Damien Rice aquela música triste? E quem nunca comemorou ao som da música favorita?

Vivi uma destas situações na última quarta-feira (21), quando apresentei minha monografia e recebi um 10. A grande dúvida foi quase imediata: o que ouvir pra extravasar toda a alegria explosiva que saltava do rosto?

Como todo blogueiro viciado, me lembrei de um velho meme publicado pelo grande Ivo NeUman, do Treta, do qual prometi fazer parte. E como missão dada é missão cumprida promessa é dívida, cá estou eu relançando a idéia, agora com um nome diferente. E vamos aos vencedores.

The Six Wives of Henry VIII #5 - The Six Wives of Henry VIII

Não. O disco não foi lançado pelo pai do Anglicanismo, mas bem poderia. O trabalho é de autoria do excelentíssimo tecladista Rick Wakeman, na verdade, o maior influenciador pelo meu gosto por aquele instrumento de teclas pretas e brancas.

Numa pesquisa primorosa, Wakeman estabeleceu uma personalidade para cada uma das esposas de Henrique VIII em forma de música. O mais genial dos trabalhos solo de tecladistas, em plena década de 70. Sintetizadores meio-madeira meio-circuitos-elétricos, ruídos estranhíssimos e muita virtuose.

Bloco do Eu Sozinho4# - Bloco do Eu Sozinho

O cd favorito dos indies-moderninhos, mas nem por isto deixa de ser bom realmente. É excelente ouvir os amigos-barbudos fazendo todo o possível para se desprender do rótulo de banda pop. E conseguiram.

Samba, rock, música francesa e derivados, tudo imerso em lindas poesias clássicas e modernas. O conceito do que viria a ser o Los Hermanos sendo moldado bem na nossa frente. Uma das grandes revoluções do rock nacional.

Inédito 3# - Inédito

Sempre fui fã do jazzista de poucos acordes. Sentado ao piano, acompanhado de cantoras e um baterista bem brasileiros, Tom Jobim é imbatível. Não há violão que se compare a sua bossa-nova. Mas a repetição é inevitável.

É normal ouvir um disco inteiro e ter uma leve sensação de déjà vu, mas Inédito quebra esta imagem. As idéias brotam com total fervor da cabeça do maior compositor brasileiro do século XX.

"Garota de Ipanema" é quase irreconhecível com suas nuances ao Cello. "Wave" está impecável no solo de piano, tanto que foi tocada à exaustão quando fez parte da trilha sonora de Páginas da Vida. Um disco indispensável para quem deseja conhecer o lado mais criativo de Jobim.

God's Property 2# - God's Property

O início de minha paixão pela música negra americana. Com o disco de Kirk Franklin eu conheci a força que um coral pode ter. A obra não perde em quase nada para meu outro disco favorito de black americano, "Off The Wall", de Michael Jackson.

Algumas melodias chegam a ser incompreensíveis em um primeiro momento, tamanha a complexidade do disco. A fusão de Jazz, Gospel e Funk é gritante, mas doce aos ouvidos. Dançante e comovente. Um disco capaz de te arrancar lágrimas e sorrisos.

As Segundas Intenções do Manual Prático 1# - As Segundas Intenções do Manual Prático

Talvez um dos discos mais injustiçados da música brasileira. Graças à saturação do hit "Colombina", pouco se ouviu desta obra prima do Ministro Ed Motta. Uma pena. Nesta produção, violinos, metais, sintetizadores, guitarras e outros detalhes mínimos podem ser descobertos. O disco virou vinil na Inglaterra e Japão, tamanha qualidade. A última faixa é uma opereta!

É até difícil conter a empolgação e não gastar alguns "!" pra falar deste trabalho. Ele é de longe o grande reponsável por minha paixão pelo samba-soul. Aqui estão contidas as canções mais belas e "pegadas" de Ed, os contratempos, riffs e solos mais cativantes.

Um trabalho que está no limite ideal entre o virtuosismo excessivo e a simplicidade. Um meio termo impecável. Uma aula de black music, samba, jazz, música eletrônica e instrumental, mas acima de tudo, uma aula de música.

Como todo meme, repasso o desafio de falar sobre os cinco discos nota 10 para meu quase-xará Rafix, Aleh e Bloguinaldo Sampson. (Ia indicar o Fanny também, mas ele pediu um tempo dos memes).