sábado, 11 de abril de 2009

"Quando penso em Deus, eu ouço música"

Nooma é uma série de pequenos filmes produzidos pelo pastor americano Rob Bell (veja mais vídeos aqui), em parceria com a produtora Flannel. Conheci o projeto por meio do blog Apenas Música e não parei mais de assisti-lo.

Filmado em alta qualidade, com movimentos de câmera, trilha sonora e cenários criativos, o projeto chama a atenção pela revolução no modo de pregar o Cristianismo. Boa parte deste crédito vai para a figura de Rob Bell. Jovem, calmo e simples, o pastor consegue cativar e acolher os espectadores com suas parábolas objetivas.

O último programa, intitulado Rhythm, fala do conceito que as pessoas possuem de Deus, da imagem que d'Ele construíram e de como se relacionam com Ele. Esta desconstrução da imagem do velho de barbas brancas, injusto e distante, é trocada por algo muito mais humano: música.

"Quando penso em Deus, eu ouço música. É uma canção que me comove, tem melodia, balanço e ritmo. As pessoas ouvem essa canção há milhares de anos, a acham cativante e querem ouvi-la mais [...]

Jesus veio para nos mostrar como viver em harmonia com esta canção, pois isto é o caminho, a verdade e a vida. Jesus não pretendia criar uma nova religião, ele veio nos mostrar a realidade crua, nos mostrar como as coisas realmente são. Jesus é Deus em carne e osso", diz Bell.

Crédito da tradução para o dedicadíssimo Rodrigo