segunda-feira, 23 de março de 2009

Vinte anos de dc Talk

Me lembro bem do ano de 1998. Mês de carnaval, jovens retirados no interior do Espírito Santo e um burburinho em torno do amigo que retornara dos Estados Unidos recentemente. O discman - quem nunca quis comprar um? - era novo para mim mas, o amor pela boa música, não.

Em um encarte marrom, com cara de velho, minha primeira aula de inglês: "Jesus freak quer dizer 'Jesus Doido'?" "Não, não. 'Louco por Jesus' é o certo". O nome estranhamente careta escondia o melhor álbum de pop rock de todos os tempos (até ontem, pelo menos).

Sem internet em casa, banda larga ou sites de notícias cristãs, mal sabia eu que estava - e muito - desatualizado. Jesus Freak foi lançado três anos antes por um grupo que tocava rap nos anos 80 e já havia ganhado três Grammys por seus álbums de pop rock, o dc Talk.
dc Talk
Tait, Kevin Max e o líder Toby Mac

Fundado em 1989 por Toby McKeehan - o Toby Mac - a banda decent christian Talk - Conversa cristã decente - rapidamente alcançou respeito no meio secular com seu estilo Fresh Prince of Bel'Air. O vestuário bizarro, aliado aos vocais de Tait e Kevin Max, chamaram a atenção da crítica americana.

Os dois álbums de relativo sucesso no rap foram essenciais na mudança de estilo da banda, que em 1992 começa a construir um rock diferenciado do movimento grunge dos EUA. Mas é em 1995, com Jesus Freak, que o dc Talk se torna a maior banda de pop rock cristão de todos os tempos.

A explicação está nas palavras de Toby Mac: "Nós somos bem abertos sobre nossa fé cristã, mas quando fazemos gravações, queremos criar uma experiência musical que qualquer pessoa possa imergir nela. Uma de nossas metas é encorajar os ouvintes a se questionarem e procurarem a verdade", explica no site oficial da banda.

E isto é o Jesus Freak, um álbum que versa sobre o Cristianismo sem se apegar às regras clássicas da pregação. "O que as pessoas vão pensar quando ouvirem que sou louco por Jesus? O que as pessoas vão fazer quando descobrirem que é verdade? Eu realmente não me importo se me rotularem de Louco por Jesus. Não há discussão de que esta é a verdade".

Uma das melhores fotografias de videoclipe que já vi

Após o experimental Supernatural, lançado em 1998, ficou claro que a diferença de gosto musical dividia os membros da banda. O disco possui baladas, rock anos 60, 80 e um pouco do que encontramos hoje no indie rock. Estava próximo o tão famigerado hiato do trio americano. Em 2000, a última turnê e a notícia.

Passados nove anos, Toby Mac lançou cinco discos solo, ganhou um Grammy e se voltou totalmente ao rap rock, fazendo participações especiais em discos de artistas renomados da black music - como Kirk Franklin. Em alguns momentos, o artista lembra a qualidade que o consagrou como líder do dc Talk.

Alguém aí lembrou de Rage Against The Machine?

Kevin Max emprestou seu timbre incomum de voz ao rock alternativo. Apesar de quatro álbuns lançados, acertou a mão em poucos. Between The Fence & The Universe me lembra o som dos Beatles, mas eu gosto mesmo é da agressividade característica de Max.

Michael Tait se manteve na linha fácil do pop rock, mas com um bom segundo álbum - Lose This Life - ganhou notoriedade e recentemente foi convidado a integrar o famoso grupo Newsboys. O som de Michael lembra muito os discos recentes do U2, em uma qualidade incontestável.

Só o guitarrista que não é o The Edge

Nestes anos de hiato, o dc Talk se reuniu cinco vezes. Em dois momentos, canções novas surgiram. Uma destas, Let's Roll - gravada em memória dos atentados de 11 de setembro de 2001 - é muito boa. Entretanto, fica clara a falta de sincronia entre os membros da banda. O Kevin Max grita, o Toby Mac fala compulsivamente e o Tait faz apenas firulas no fundo.

Vale a pena voltar assim?

Os indícios de um retorno, portanto, estão cada vez mais distantes. Isto também fica claro quando observamos os estilos musicais escolhidos por cada um. A entrada de Tait no Newsboys só reforça esta ideia. Espero que o dc Talk consiga um dia fundir rap, indie rock e pop rock. Só assim se tornará novamente uma das grandes bandas de pop rock do mundo.