terça-feira, 24 de março de 2009

De Volta Para o Futuro e os ciclos da vida

De Volta Para o Futuro, série clássica do cinema primorosamente dirigida por Robert Zemeckis - quase sempre injustamente esquecido - acabou sendo resumida à imagem de um DeLorean voador a exatas 88 milhas por hora. Apesar da ideia central da trilogia ser mesmo um carro que viaja no tempo, o primeiro filme, entretanto, brinca com um tema mais profundo: como eram meus pais quando tinham minha idade?

Michael J. Fox faz o atrapalhado Marty McFly, que com a ajuda do Doc Brown - interpretado por Christopher Lloyd - viaja ao ano de 1955, quando seus pais se conhecem em uma série de acasos do destino, nos quais Marty está prestes a interferir. A história desmitifica o famoso discurso de que "no meu tempo, as coisas não eram assim".

Back To The Future
Great Scott!

A recatada mãe de Marty se mostra, na verdade, uma moça assanhada, enquanto George McFly, pastelão de berço, é esperto o bastante para subir em árvores com binóculos e observar mulheres trocando de roupa. Nada muito diferente da realidade de Marty, que sonha em levar a namorada Jennifer para 'passear' no lago.

George McFly se tornou um adulto fracassado por não enfrentar os valentões na época de colégio. O mesmo conflito vive Marty, que se irrita quando alguém o chama de 'chicken'. O medo de se tornar um fracassado ressoa na mente do jovem em amadurecimento. Na segunda parte da trilogia, Marty vê seu filho se tornar exatamente o que temia ser.

Pensar acerca de passado e futuro, é observar o quanto repetimos erros e acertos. Por mais que tentemos nos distanciar das gerações anteriores, nossas preocupações são semelhantes: carreira profissional, família, dinheiro e sucesso. Nossas vidas se repetem, de forma que, viajando para o futuro ou para o passado, os dilemas seriam os mesmos.

O vídeo Na Vida de Um Homem Duas Coisas Podem Acontecer (2000), de Flávio Meirelles, resume a idéia. A obra fez parte do Festival do Minuto e trata com bom humor dos rumos básicos que conduzem a vida de um homem. Dica excelente do Inagaki.


Se você não viu, tudo bem. Se viu, duas coisas podem acontecer...

A propósito, para quem sentiu saudades de De Volta Para o Futuro, este site tem um joguinho bem divertido. O objetivo é passar na linha de chegada a 88 mph no exato momento em que o raio atinge a torre do relógio. Um bom passatempo.