quinta-feira, 19 de março de 2009

Troféu Talento, música evangélica e meu retorno

Estou de volta à ativa, caros amigos blogueiros ou meros paraquedistas do Google. Após um longo período afastado da blogosfera, retorno ao alforria.net com mudança de público alvo e uma tranquilidade maior quanto ao domínio dos assuntos abordados. Isto porque, por ser cristão, dedico boa parte do meu tempo à cultura cristã. E este será o foco do blog.
Troféu Talento
Anúncio dos indicados ao prêmio

Sou votante assíduo do Troféu Talento. A premiação existe desde 1995, mas só se tornou conhecida pelo público em geral há poucos anos, com transmissão ao vivo pela TV aberta. Neste ano, porém, tive uma grande - e ingrata - surpresa: conhecia pouquíssimos indicados às 26 categorias do prêmio.

Me veio uma dúvida. Será que estou tão desatualizado assim? Afinal, o mercado cristão movimenta anualmente R$ 1 bilhão (dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos), em um país com 30 milhões de evangélicos. Resolvi tirar a prova dos 9 apresentando o site a amigos e mesmo assim, ninguém conhecia os artistas indicados.

Onde está o problema, na indústria fonográfica ou nos 'crentes'?

Em primeiro lugar, desde que a música evangélica começou a ser tratada como produto comercializável, tornando-se o segundo 'gênero musical' mais vendido no país, protesto contra a qualidade técnica das produções, da estratégia mal feita por parte das gravadoras e do comodismo dos artistas.

Foi consentido que 'é música evangélica, deve ser ouvida'. Não é bem assim. Fora do Brasil, artistas cristãos e seculares dividem prateleiras, rádios e - principalmente - espaço na internet. Sim, sim. Boa parte dos jovens evangélicos estão na web, buscando boa música, bons filmes, indicações de leitura e opinião.


Quais os caminhos traçados pelas gravadoras?

Até quando as grandes do país (MK e Line Records) se limitarão às rádios AM e FM. Eu não ouço mais rádio alguma, prefiro o bom - e já velho - mp3. Assim como eu, milhares de jovens estão trocando as altas frequências por uma pequena estação portátil.

O Troféu acabou se tornando uma maneira de revelar os desconhecidos e não premiar os melhores. O problema é que, quando boa parte dos votantes não encontrar mais seus artistas favoritos em meio aos indicados, qual será a função do Troféu Talento?

Os downloads ilegais são inevitáveis e até mesmo os 'fiéis' ouvintes poderão trocar as livrarias e lojas de discos pelo Google. É hora de inovar, reinventar o formato de divulgação dos artistas evangélicos. Enquanto isto não ocorre, o alforria se propõe a ser um filtro de qualidade, trazendo à tona o que há de bom - ou não - no mundo cristão.

E você o que acha?