segunda-feira, 30 de março de 2009

Régis Danese e a mensagem subliminar

medo
Uma das questões mais polêmicas acerca da música - dentro e fora da igreja - é a mensagem subliminar. Curiosos auto-denominados estudiosos gastaram horas, dias ou até anos de suas vidas rodando discos e discos ao contrário, em busca de frases que relacionassem músicas de sucesso aos famigerados pactos malignos.

Mas será que o cérebro humano é capaz de ouvir uma música e, ao mesmo tempo, reproduzi-la no sentido contrário - identificando as partes com 'mensagens subliminares' - e armazenar o conteúdo satânico? Rodando os principais sites do tema, não encontrei um estudo, um experimento sequer que provasse a ação das frases revertidas no inconsciente coletivo.

Brincava entre amigos dizendo que um dia rodaria todos os discos cristãos ao contrário, desmitificando 'deuses' da música evangélica e encontrando em sua obra, diversas mensagens ocultas. Porém, antes mesmo que pusesse em prática tal anseio, um jovem o fez por mim. Veja abaixo:

Isto não passa de uma grande brincadeira - e o pior é que os crentes estão em polvorosa. Nunca imaginaram que alguém usaria sua principal arma contra as músicas evangélicas. Repito: não creio que este tipo de mensagem subliminar exista, ou que o cérebro possa assimilá-la - e não estou sozinho.

As frases obtidas em Faz Um Milagre em Mim, do Régis Danese, são obra do acaso, assim como acontece em tantas outras músicas seculares. Quem nunca parou e observou coelhos nas nuvens do céu durante uma viagem? O teu cérebro pensa ver um coelho, mas aquilo é somente uma nuvem. Portanto, se eu tocar uma música ao contrário e procurar nela frases estranhas, encontrarei. Mas, na verdade, serão apenas letras estranhas e revertidas.

Para não dizerem que sou um cético completo, creio em dois tipos de mensagem subliminar:

Onda Sonora
#1 - Ruídos em baixa frequência
O ouvido humano só ouve sons entre 20 Hz e 20 mil Hz. Há como inserir em uma música, durante sua execução correta, sons que o ouvido não capta, mas o cérebro certamente percebe. A trilha sonora de O Exorcista, por exemplo, além de uma ótima melodia, possui enxames de abelhas, porcos sendo mortos e outros ruídos a 7Hz. Teu ouvido não percebe, mas a música transmite ao cérebro uma agonia inexplicável. Não à toa, o filme levou o Oscar de melhor som em 1974.

Eat Popcorn Picnic Kim Novak
#2 - Quadros de cinema
A sensação de movimento na telona é uma grande ilusão. Nosso cérebro absorve 24 imagens por segundo, divididas em um mesmo intervalo. O bullet time de Matrix, por exemplo, são fotos batidas em um ambiente circular, sendo projetadas em sequência, dando a sensação de que o tempo para enquanto a câmera roda. Uma ótima ilusão.

Sendo assim, é possível colocar outras imagens dentro do rolo de filme e exibi-las em um tempo menor que 0,041666666666666666666666666666667 segundos. O teu olho irá enxergá-las, o cérebro absorve a mensagem, mas o teu consciente não. Um caso clássico é Clube da Luta, no qual um pênis é projetado rapidamente.

Nos EUA, o filme Picnic, com Kim Novak, exibiu em tela subliminarmente a frase Drink Coke e Eat Popcorn (beba Coca-Cola e Coma Pipoca). Segundo o Internet Movie Database, o resultado final foi um aumento entre 18 e 57% no número de vendas pós-filme. E você, acredita?

Update: O leitor Charles Gomes passou o link de uma igreja tentando a todo custo provar a existência de mensagens subliminares na música de uma dezena de evangélicos. Cômico, para não dizer trágico.