sábado, 9 de dezembro de 2017

Os cinco melhores discos cristãos nacionais de 2017


O ano de 2017 foi repleto de bons lançamentos internacionais, mas teve poucas opções de qualidade na cena nacional. Entre blogs lidos, playlists ouvidas, indicações seguidas pelo Spotify e garimpos em terrenos obscuros, trago minhas indicações de melhores discos de 2017 na música cristã nacional. Já fechei minha lista de discos gringos e vou tentar fazer um post no mesmo modelo ainda neste ano.

Nooma - T E R R A S V A Z I A S
Absurdamente bom, um dos melhores dos últimos anos. Discípulos de Jesus e Sigur Rós. Um disco sem hits, mas repleto de conceito, um exímio trabalho de arte -- da identidade visual ao som post-rock, ora instrumental, ora cantado. Muito bom ver o amadurecimento do grupo, a sonoridade única que alcançaram e o horizonte de possibilidades e experimentações que ainda poderão explorar.


Resgate - No Seu Quintal
Como a capa sugere, o disco é uma viagem do Resgate por sua história -- não da banda em si, mas das influências que cada integrante acumulou. Referências sonoras a Beatles, Tom Petty e Beach Boys explicam o posto que o grupo ocupa no panteão da música nacional. Uma saborosa construção, marinada em letras cada vez melhores, temperada com guitarras bem posicionadas, sem exageros. Rock de tiozão, prato para adultos. Quer fast food? Vai ouvir hardcore.


Projeto Sola - 500
Desde o sucesso do Mumford & Sons, muitos tentam reproduzir a explosão de folk alegre e moderno que foi parar nas rádios. No Brasil, em especial, embora tenhamos vivido um aumento sensível de cantores, duplas e bandas do gênero, poucos conseguem o nível de qualidade do Projeto Sola. A produção competente do Andrade dá conta de fundir metais, cordas e instrumentos característicos do bluegrass de forma palatável e natural.

Hélvio Sodré - Som e Silêncio
Outrora cantor de pop rock, Hélvio abriu espaço de vez para o folk em sua discografia com o trabalho que traz no título a melhor definição possível para seu som. Mesclando violões, guitarras e elementos da música alternativa, o cantautor dá um passo à frente na cena nacional e mostra diversidade. Esperta foi a Sony Music.


Felipe Valente - Reversos
Ainda que tenha alguns problemas de produção, o disco tem um algo a mais em relação às obras que revisitei para esta lista -- mas acabaram ficando de fora: Felipe Valente é um grande compositor. É neste fato que reside a força do disco. Tivesse ele optado por um álbum mais folk, no estilo de "Canção de Quem Fica", ou mais elétrico, como em "Aleluia", teríamos uma obra mais coesa. Isso, entretanto, não tira o mérito das grandes canções que, individualmente, merecem destaque em 2017.

Menções honrosas
Roberta Spitaletti, Ternoesaia, Thiago Grulha e Alforria