terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

NPR, a rádio que sonhamos

Quando eu digo que não ouço rádio, a maior parte das pessoas faz cara feia: ser autossuficiente em MP3s não é algo bem visto no país em que a massificação via rádios e TVs sustenta os grandes artistas brasileiros -- da Fernanda Brum ao Michel Teló.

Ouço CBN no carro pelo hábito jornalístico de acompanhar notícias o tempo inteiro, mas mesmo quando desejo ouvir algo novo e agradável, não consigo me ver representado em nenhuma das estações -- ao menos no Espírito Santo, onde a Universitária FM é quem mais chega perto de tal feito.

Há algum tempo acompanho as descobertas feitas pela rádio NPR, americana por raiz, mas aberta a experiências sensoriais multiculturais, de sons tão globalizados como só o mundo moderno poderia permitir. E é na internet que reside uma das grandes pérolas da rádio caça-talentos: seus vídeos do Youtube.

Mentiria se dissesse que ouço a rádio via web, mas ao menos seus vídeos mostram como é possível sensibilizar os ouvintes com coisas novas, mesclando artistas conhecidos (a exemplo de Adele) com novidades tão inusitadas quanto um coral masculino cantando música indiana e clássicos em latim.

A música, definitivamente, sempre nos guardará ótimas surpresas. Fico imaginando que melodias lindas o Céu nos apresentará...

Cantus:

Ben Gibbard, do Death Cab For Cutie: